Apóstolas
Clelia Merloni
Coração de Jesus
Província - PR
Vice-Província
Educação
Saúde
Pastoral
Ação Social
Vocacional
Triunfo
GFASC
Links
Localização
WebSisterZu
Página Inicial
 
Serviços
Capela Virtual
Arquivos
Calendário
Cartões
Fotos
Informativos
Mensagens
Mural
Notícias
Enquete
WebMail
Educação



SAGRADO - Colégio Mater Amabilis
Nova Araçá - RS
Fundação: 15 de janeiro de 1951


    A missão desenvolvida pelas Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, no Estado do Rio Grande do Sul, começou em Nova Araçá, cidade com uma porcentagem grande de católicos, descendentes de italianos. Distante 201 Km de Porto Alegre, Nova Araçá sempre foi um grande celeiro de vocações sacerdotais e religiosas. As Irmãs Apóstolas oriundas desta cidade somam hoje 42.

    Na época, a população de Nova Araçá era constituída por descendentes de famílias venetas, já que a cidade, desde seu início, se constituiu em um núcleo de presença marcante de imigração italiana. As Irmãs Apóstolas chegaram em Nova Araçá em 15 de janeiro de 1951, a pedido do Pe. Alberto Peroni. As quatro primeiras Irmãs iniciaram seu apostolado numa escola primária, na catequese, na manutenção do coral e no trabalho de incentivo e descoberta de vocações, acolhidas no juvenato.

    A missão prosperava e as Irmãs, além do atendimento no setor educacional, vocacional e paroquial, dedicavam-se ao trabalho de promoção humana, junto às famílias.

    Em 1952, a casa das Irmãs foi destruída pelo fogo. Diante de mais esta dificuldade, as Irmãs corajosamente decidiram permanecer na missão e expandi-la. Com um perfil predominantemente rural, Nova Araçá tem uma população atual estimada em 3.140 habitantes, que viu nascer e crescer a missão educativa das Irmãs Apóstolas. Iniciou-se, então, a construção da Escola Mater Amabilis, inaugurada solenemente em 1954.

    Hoje, a Escola Mater Amabilis oferece ensino de 1º e 2º graus, acreditando na formação integral de cada aluno, mediante o desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades físicas, espirituais, psicológicas e sócio-culturais.

    As Apóstolas vêm dando uma efetiva resposta aos constantes desafios sócio-pastorais que a realidade de Nova Araçá apresenta. Acreditando na formação de pessoas que se renovam através da mensagem cristã, as Irmãs prestam acompanhamento direto aos jovens, respeitando o ritmo de crescimento e amadurecimento de cada um, ajudando-os a desenvolver suas capacidades e aptidões.

A Escola Mater Amabilis, fiel à Pedagogia Cleliana, guia suas práticas diárias no ideal educativo legado pela Fundadora do Instituto, Madre Clélia Merloni, para quem educar era essencialmente um ato de amor. Deste modo, propicia às crianças, aos adolescentes e jovens, a aquisição de valores que os humanizam e personalizam, tais como: a sociabilidade, a liberdade, a responsabilidade, a solidariedade, a transcendência, para que se tornem bons cristãos e virtuosos cidadãos. Em 1999 a Escola passou a denominar-se Colégio Mater Amabilis.
Colégio Mater Amabilis
Rua Catarino Frasson, 82
95350-000 - Nova Araçá - RS
Telefone: (54) 3275-1387
e-mail: mater.dir@redesagradosul.com.br

Acessar Site





Versão para impressão
Conteúdo visualizado 2.134 vezes.
Última atualização em 18/11/2013.
Copyright © 2007 - Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: MDR Informática - projetos web sob medida