Apóstolas
Clelia Merloni
Coração de Jesus
Província - PR
Vice-Província
Educação
Saúde
Pastoral
Ação Social
Vocacional
Triunfo
GFASC
Links
Localização
WebSisterZu
Página Inicial
 
Serviços
Capela Virtual
Arquivos
Calendário
Cartões
Fotos
Informativos
Mensagens
Mural
Notícias
Enquete
WebMail
Triunfo



Do “Il Trionfo del Cuor di Gesú sul Cuore umano”
para o “ Triunfo do Coração de Jesus”.




    Tenho acompanhado, com alegria, o percurso do “Triunfo do Sagrado Coração de Jesus”, desde que nossas Irmãs da Província do Paraná tiveram a feliz idéia de reacender e manter acesa uma chama que, no primeiro ano do século XX, Madre Clélia, olhando para o futuro, fez brilhar na Itália, para que o Coração de Jesus pudesse chegar, cruzando oceanos, aportando em longínquos recantos, levando esperança.
    Tenho diante dos meus olhos, aqui em Roma, o último número (Janeiro - Março/2008) do Triunfo do Sagrado Coração, que recebi de Curitiba e o primeiro número do periódico mensal - “Il Trionfo del Cuor di Gesù sul cuore umano” - de junho de 1900.
    Meu pensamento e meu coração viajam no espaço e no tempo. Vejo a alegria de Ir. Zuleides Andrade, anunciando que o “Triunfo” ganhará novo visual, com mais qualidade, mais espaço, mais participação, vivificando a mensagem que brota do Coração aberto na Cruz... Novo tempo!
    Vou mais longe, com a ousadia que minha condição de filha me permite... Castelnuovo, Piacenza... abril, maio de 1900. É o tempo de preparar o primeiro número do “IL Trionfo del Cuor di Gesù sul cuore umano”, que deverá sair em junho. Madre Clélia e as primeiras colaboradoras vivem momentos de alegria e zelo, como os Apóstolos que, cheios do Espírito Santo, não só falavam, como escreviam, para que as palavras do Mestre chegassem mais longe... até os confins da terra.
    Aquilo que, no mundo da época, parecia impossível para as mulheres, até nos países mais progressistas, Madre Clélia, com a perspicácia e a criatividade que o amor sabe inventar, descobrira que criar um jornal podia ser um modo de evangelizar. Mesmo sem possuir nenhum bem material, após a terrível perda de todas as suas riquezas. E é, justamente, isso que ela escreve no Editorial do primeiro número de seu jornal que nasce cheio de esperança.
    Vejo essa esperança brilhando nos olhos da Fundadora ao escrever, interpretando o Coração de Jesus: “Vós, Apóstolas do meu Coração, espalhai por toda a parte este fogo de caridade, fazendo-o conhecer por todos os confins da terra, de um mar ao outro”...
    Madre Clélia sabe que, além de fortalecer os laços entre as Irmãs Missionárias que partem para as Américas, o jornal terá muitos leitores que ampliarão a grande família das Apóstolas e conta com eles, dirige-se a eles, de maneira especial, narrando-lhes o momento mais dramático vivido por ela e suas filhas, que agora sentem o Instituto renascer. Ao mesmo tempo, faz-lhes ver que o Coração de Jesus nunca abandona quem Nele confia...
    Na primeira página do primeiro “Trionfo”, antepassado glorioso do “Triunfo”, aparece o convite para que os leitores façam a assinatura do novo jornal, colaborando financeiramente para as missões. Após ter orientado o como e onde inscrever-se, conclui a redatora:
“( ...) correi, portanto, com a vossa oferta, para ajudar a obra missionária e o Sagrado Coração que, ouvindo as preces dos irmãos estrangeiros, fará chover sobre vossas famílias, escolhidas bênçãos. Para cada um dos que conseguirem 15 assinaturas, será mandado, como presente, um trabalho feito de bordado e pintura”.
    Assim, nasceu o “Trionfo”, num tempo em que o Espírito Santo soprou forte. A luz, qual chama inspiradora, se acendeu mais forte ainda, porque os inícios de toda a obra boa transportam as pessoas para mais perto da fonte, do fluir dos carismas.
    Há quinze anos, o “Triunfo do Sagrado Coração” surgiu com a intenção de reavivar a esperança presente no carisma cleliano e, agora, ampliado, renovado, em veste nova, prossegue, distribuindo uma riqueza que se estende no continuar da História.

    Desejo, aos leitores de hoje, o mesmo que Madre Clélia almejava que o “Trionfo” realizasse nos leitores do inicio do Século passado: “O Coração de Jesus esclarecerá a vossa mente e levará calma ao vosso coração”.

Ir. Jacinta Turolo Garcia, ASCJ
Roma - Itália


Contato: irjacinta@gmail.com
Versão para impressão
Conteúdo visualizado 5.071 vezes.
Última atualização em 21/02/2016.
Copyright © 2007 - Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por: MDR Informática - projetos web sob medida