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Saúde-Caminhar
 
Caminhar faz bem e é de graça!
(Senomar Calmona)

    Caminhar é um dos exercícios mais completos, e aconselháveis à todas as pessoas e, é um dos mais indicados para a terceira idade. Antes, porém de começar qualquer atividade física, deve-se procurar um médico para fazer teste de esforço para receber orientação adequada a cada tipo de pessoa.

    Caminhar é essencial para a vida. São grandes os benefícios: Combate a depressão, cura a depressão, porque produz a endorfina, uma substância responsável pela sensação de prazer e de euforia, promovendo o equilíbrio da mente.

» Combate o estresse porque reduz, no sangue o nível de adrenalina, o hormônio causador do estresse. Põe em equilíbrio o funcionamento de todos os órgãos.

» Combate a hipertensão arterial, porque melhora a circulação sangüínea, funcionando como um redutor de pressão.

» Melhora a respiração oxigenando todas as células do nosso corpo.

» Melhora a memória porque as células da massa cinzenta do cérebro recebem mais oxigênio.

» Fortalece e aumenta o tônus muscular.

» Previne e trata a osteoporose, porque ativa a capacidade de regeneração da massa óssea. Combate artrose, artrites e dores na coluna.

» Embeleza o corpo porque queima calorias ajudando a reduzir peso.

» Combate a prisão de ventre.

» Combate o câncer.


CUIDADOS

Use tênis adequados, leves, acolchoados, com amortecedor de calcanhares. • Use filtro solar sempre que caminhar de dia, mesmo que o tempo esteja nublado, sem sol.

O ideal é uma boa caminha de, no mínimo quatrocentos metros.

Procure caminhar até às 10 horas e depois das 16 horas, porque o sol está mais fraco. Não é suando, perdendo líquido que se perde peso.

Não ande de estômago cheio, nem em jejum.

Procure os terrenos planos. Subidas e descidas além de exigir maior esforço físico, podem provocar danos à coluna e aos joelhos.

Use roupas leves, claras, confortáveis.

Ande em passos ritmados, não corra, nem se canse, vá aumentando aos poucos o tempo da caminhada obedecendo ao seu organismo.

Procure lugares arborizados.

Beba água após a caminhada para se reidratar.

Ande em silêncio, caminhar não é hora de conversar, nem com você mesmo. Não é o momento apropriado pra resolver problemas.

Procure relaxar entrando em contato com a natureza.

Observe sua respiração, inspirando e expirando suavemente, sem forçar, sem tensão. Dê o primeiro passo!

    O difícil é começar, depois vira um hábito, "um vício". Acredite, depois de uma caminhada o problema que parecia "enooorme", diminui e outros até encontram solução na mente mais equilibrada, "mais oxigenada".
Última atualização em 27/09/2016