Portal Apóstolas-PR
Av. Visconde de Guarapuava, 4747
Batel
Curitiba - PR
CEP: 80240-010
Fone: (41) 3112-1400
Institucional
Coração de Jesus-Santa Margarida Maria
 

Curitiba teve a honra de receber a visita das relíquias de Santa Margarida Maria Alocoque, a confidente do Coração de Jesus, nos dias 11 a 15 de setembro de 2007.

Da noite de 14 para a manhã do dia 15, as relíquias estiveram na Capela da Sede Provincial do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus.
Boas Vindas a Santa Margarida Maria Alacoque


Querida Santa Margarida Maria,

Sê Bem-vinda em nossa Sede Provincial!
Nós, Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, sentimos-nos muito honradas e agraciadas com a tua presença! Sabemos que foste escolhida como confidente, para transmitir-nos o grande amor que Jesus tem por nós. Foste escolhida pare seres a herdeira dos tesouros do seu Sagrado Coração. A ti Ele manifestou as riquezas de Seu misericordioso coração, a fim de que pudesses comunicar quão imenso é o Coração de Deus!

Para receber-te, temos irmãs das comunidades de Curitiba, que representam todas as Apóstolas da Província. Também membros da Grande Família do Sagrado Coração, que partilham a espiritualidade herdada de nossa Fundadora Clélia Merloni, que foi grande amante e difusora da devoção ao Sagrado Coração, cuja inspiração, não temos dúvida, foram tiradas de tuas palavras e de teu testemunho, querida Santa Margarida!

Pensamos que, ao olhar teu exemplo de religiosa fiel ao mandato do Senhor, de transmitir o Seu culto, através da divulgação das Doze Promessas e da Hora Santa reparadora, associado à disposição de dar a vida minuto a minuto para amenizar as ofensas que Jesus recebe, especialmente na eucaristia, motivou nossa fundadora a escolher-te como uma de nossos santos protetores.

Santa Margarida Maria, colocamos-nos diante de tuas veneráveis relíquias, para dizer que amamos muito o Coração de Jesus e contamos com tua ajuda para amá-lo mais! Que estamos dispostas a trabalhar pela glória e dilatação do Seu Reinado no mundo e suplicamos a tua intercessão para que saibamos aproveitar ainda melhor as ocasiões que surgem diariamente.

São tantas as oportunidades apresentadas para que busquemos a estrada larga que nos faz deixar Deus em segundo plano. Uma vez que soubeste trilhar com tanto amor, a estrada estreita do sacrifício e da proximidade de Deus, imploramos que nos ajudes a seguir com amor e generosidade os passos de Jesus.

Querida Santa Margarida, essa visita inesperada, fora de roteiro, com certeza tem algo a dizer a nós como família religiosa e como grande família. Queremos, junto com as tuas relíquias, nesta noite, escutar o que o Senhor nos diz e procurar entender a grandeza, a largura, a altura e profundidade do amor do Coração de Jesus, e como está sendo a nossa resposta a tão grande dádiva!
Sê Bem-vinda, Santa Margarida! Ajuda-nos a ser verdadeiros discípulos e missionários de Jesus, como nos pede o Evangelho e a V conferência de Aparecida!
Abençoa nossas famílias e comunidades, Santa Margarida!

Agradecemos a Sra. Claudia e o Sr.Ricardo, casal de consagrados da Canção Nova, que nos proporcionou este momento de emoção, alegria e graças especiais, com a presença das relíquias.

Ir. Maria de Lourdes Castanha, ASCJ
Superiora Provinacial
Curitiba, 14 de Setembro de 2007.
Visita das relíquias de Santa Margarida Maria
Curitiba, 14 e 15 de setembro de 2007



Nós, Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, vivemos uma situação ímpar e um momento que não pode ser considerado uma simples coincidência, mas sim um forte chamado de Madre Clélia para o essencial de nossa opção de vida.

Relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque estão percorrendo o Brasil para levar ao nosso povo a mensagem de Paray-Le-Monial: “Eis o Coração que deseja incendiar o mundo pelo amor.” Não estava no roteiro a cidade de Curitiba, muito menos um espaço particular como o nosso Instituto. Mas o Coração de Jesus, como nos mostra o Evangelho, quebra protocolos e faz o seu caminho.

Na leitura que faço do momento vivido, vejo as relíquias de Santa Margarida, num quando emoldurado de símbolos e significados:

No dia da Exaltação da Santa Cruz, devia deixar o Santuário Sagrado Coração de Jesus onde se encontrava para veneração pública e deveria ser recolhida em outro lugar aguardando sua viagem para outro estado.

Esta comunicação chegou até nós e, sem dificuldade, pensou-se em acolhê-la na Sede Provincial para uma noite de vigília e oração antes que deixasse Curitiba. Isto deu-se numa sexta-feira, festa da Exaltação da Santa Cruz, fundamento da fé cristã e conteúdo do nosso carisma: “... colocai-vos aos pés do Crucificado,... e observai, se podeis reconhecer na vossa alma uma imagem do divino Redentor... ”(PM 356).

A superiora provincial, Ir. Maria de Lourdes Castanha, a acolheu em nome das Apóstolas como quem acolhe um dom de indizível valor, riqueza e significado.

Depois de uma belíssima hora santa em companhia do Coração Eucarístico de Jesus, Apóstolas de todas as Comunidades de Curitiba, animadas e afervoradas pelas palavras, vida e missão de Santa Margarida, passaram a noite em vigília.

Na manhã do sábado, festa de Nossa Senhora das Dores, devoção predileta de nossa fundadora, com grande presença de Apóstolas de diversas comunidades, teve lugar a celebração Eucarística, em honra de Nossa Senhora. Assim podemos afirmar que Santa Margarida a amante do Lado aberto do Coração de Jesus, veio a nós de braços dados com a Cruz e a Virgem das Dores, para nos lembrar a missão e o caminho que deve ser percorrido pela Apóstola, que se decide fazer parte da família de Clélia Merloni.

Tudo ganha sentido e significado se consideramos a sexta-feira com a Exaltação da Cruz, o Sábado com Nossa Senhora das Dores e Margarida que fazia da sexta-feira sua vigília de amor e penitência para que mais corações se deixassem atrair pelo amor do Coração de Jesus; este encontro dá-se no ano do cinqüentenário da Província, sendo Sumo Pontífice, Bento XVI, o Papa que contemplou o Lado aberto do Coração de Jesus.

Esta inesperada visita vem para nos dar a conhecer quem foi Santa Margarida, aumentar em nós a confiança absoluta no Coração Santíssimo de Jesus, fazendo-nos testemunhas do seu Amor.

Senti que para o processo de canonização de Clélia Merloni, para a revitalização da vida espiritual e apostólica de nossa Província, este momento é de importância significativa; certamente dará novo vigor à nossa vida, novo entusiasmo no seguimento do Coração de Jesus, aumentará o número dos que se deixarão tocar por Ele, crescerá o desejo de santidade em cada uma de nós e nos tornaremos mais fiéis como Apóstolas do Amor, Apóstolas como os Apóstolos e Apóstolas Reparadoras.

Santa Margarida Maria, intercedei ao Coração de Jesus por nós!

Ir.Neli Faccin, ASCJ
Curitiba-PR
Última atualização em 17/05/2011